Você já ouviu falar ou notou notícias em diversos portais, diversas vezes, sobre a redução ou aumento da Taxa SELIC, não é mesmo? Mas, qual é de fato a importancia dessa taxa em nossas vidas, e no que ela pode facilitar ou influenciar no momento de tomarmos decisões de grande importancia em nossas vidas, ou melhor, em nosso lar?

Na primeira semana de maio, o governo federal reduziu a 3% a taxa SELIC, que é a "taxa base" utilizada nas operações interbancárias, ou seja, é a taxa que acaba influenciando os juros e a economia de todo o país. Embora o valor da taxa não seja fixo, as alterações diárias tendem a sequer ser perceptíveis, não influenciando em larga escala o nosso dia-a-dia. Porém, nos ultimos anos e principalmente na ultima semana, uma redução brusca chamou a atenção dos interessados em financiamentos imobiliários e a realização do sonho da casa própria, a redução fora de 0,75% levando o índice da taxa ao menor desde 1998.

Basicamente, quando há uma redução da SELIC, é gerado um efeito cascata onde a população tem mais facilidade na aquisição de crédito junto aos bancos e consequentemente poderá consumir mais. Já em um efeito contrário, quando há uma alta na SELIC, tudo fica mais caro e isso inibi consumos e investimentos, acarretando no desaceleramento da economia do país.

Pra efeitos de comparação, a SELIC em 2016 estava fixada em 14,25% e comparada aos 3% atuais fica evidente a enorme diferença em pouco tempo, muito pelas grandes e importantes medidas economicas que foram aprovadas e concluídas pelo governo federal.

Sendo assim, para você cliente que está se planejando, que tem um interesse, ou até que pretende no futuro construir ou comprar um imóvel financiado, o cenário economico atual é muito favorável pra essa modalidade de operação, e, como forma de conselho a todos os clientes, ficar de olho não só na taxa SELIC, como no cenário como um todo, contribui MUITO para a tomada de uma das decisões mais importantes e positivas de sua vida... a compra do seu lar!